sábado, 24 de abril de 2010

A contabilidade

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.

Ainda não dá pra falar muito sobre o curso, mas é interessante e satisfatório. 

A escolha do curso foi uma dúvida tensa, pois nunca tive o "sonho" de profissão, como quem desde criança quer ser engenheiro, médico, advogado. Fiz meu primeiro vestibular (2009) para Administração de Empresas, UFAL, não fui aprovado. Tentei novamente (2010) para Ciências Contábeis e consegui, também na UFAL. A área que me interessa, além da que estou, é TI e Aviação Civil.

Não é moleza o dia a dia no ensino superior. Inicialmente me perguntei: "O que eu estou fazendo aqui?", mas tudo vai se adaptando, criam-se novas amizades e o que era chato e desconhecido vai se tornando agradável, afinal, o futuro depende muito do que for feito agora.


As matérias são legais. Cálculo, economia e contabilidade são as mais dinâmicas, por isso precisam de mais dedicação. As outras, não desmerecendo, são mais simples de compreender. Faço primeiro período, ainda virão sete com disciplinas distintas.


O mercado de trabalho para a profissão contábil não é escasso. Já li artigos dizendo que a taxa de desemprego chega a ser nula! (Felizmente ;D). Quanto aos concursos públicos, há mais de mil pontos espalhados pelo Brasil.

Um comentário: